CPA (Comissão Permanente de Avaliação) da E. M. "Prof. Michel Pedro Sawaya"
A CPA - Comissão Permanente de Avaliação da E. M. "Prof. Michel Pedro Sawaya" é responsável por realizar a avaliação interna da instituição com fundamentos nas prerrogativas legais. Ela também coordena, adapta métodos e sistematiza resultados para alcançar os avanços necessários.
Como é formada a CPA?
Atualmente a CPA é composta por representantes dos alunos, professores, demais funcionários de todos os setores e pais/responsáveis pelos alunos.
Por que avaliar?
A necessidade de avaliação se fundamenta no princípio de que mudanças positivas devem ocorrer no ambiente escolar, com isso, acreditamos que ouvir todos os envolvidos no processo educacional é a solução democrática para discutir as contradições, as visões, os objetivos e expectativas da comunidade.
Objetivos da CPA.
Com as respostas das questões elaboradas pela Comissão Própria de Avaliação será montado um Plano de Ação propondo as melhorias de que a escola necessita. Uma vez feito esse plano de ação, ele será responsável pela alimentação do PPP - Projeto Político Pedagógico da escola. O qual é dinâmico, passa por atualizações constantes e dele emanam demais documentos legais e normativos da escola.
Estrutura da CPA.
Por indicação da SME a CPA manterá 7 dimensões:
- Ambiente educativo;
- Prática pedagógica e avaliação;
- Ensino e aprendizagem de leitura e escrita;
- Gestão escolar democrática;
- Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola.
- Acesso e permanência dos alunos na escola;
- Ambiente físico escolar.
Periodicidade da CPA.
O fator que mais justifica a CPA é a construção do PPP, frisamos que não é o único fator, desta forma os períodos que antecedem a construção do PPP promovem a alimentação do CPA. Pois, dela é que surge o plano de ação, o qual, por sua vez, é colocado em prática na intenção de melhorar a unidade escolar.
Histórico da CPA desta unidade escolar.
A primeira ocorrência sistematizada foi em 2017, essa versão partiu de princípios discutidos na própria unidade escolar e gerou o PPP de 2018. No ano 2019, a SME sistematizou a construção do PPP, através de vários encontros e treinamentos. Com isso, mobilizamos a comunidade escolar com base nas 7 dimensões propostas pela SME, as quais estão citadas acima, a partir delas a CPA deu início aos trabalhos de construção/reconstrução do PPP, o qual esteve vigente até o início de 2021.
Em 2021, houve a reformulação do PPP, os treinamentos e encontros presenciais para produção, atualização e reconstrução deste documento foram descontinuados pela SME, em especial devido a pandemia Covid-19. Dessa forma, utilizamos e atualizamos dados levantados em 2018 para reelaboração do PPP 2021, o qual está sendo finalizado.
_____________________________
Sugestões de acesso.
Site da escola.
Site da escola.
PPP - Projeto Político Pedagógico da escola Michel - versão maio de 2021.
PPP - Projeto Político Pedagógico da escola Michel. - versão de dezembro de 2017 (entrem em contato para acessar).
Constituição da CPA para o ano de 2022.
Esta ação foi descontinuada pela SME, a secretaria configurou uma nova proposta que está em curso.
_______________________________
Constituição da CPA para o ano de 2021.
Ação |
Data prevista de início e término |
Elaboração do questionário |
10 de maio a 10 de junho |
Respostas às questões |
Até 30 de junho |
Tabulação |
Julho |
Reuniões para discussão das ações |
Agosto, setembro e outubro |
Aplicação da ações |
Novembro e dezembro |
|
|
Tabulação da CPA - 2021. Clique Aqui para ver os resultados.
__________________________________
Constituição de CPAs anteriores
Resultado final da tabulação - 2018.