Plano de Ação da E. M. "Prof. Michel Pedro Sawaya"
Um plano de ação define procedimentos necessários para se atingir objetivos. Neste caso específico, este plano de ação atual, é resultado de CPA (Comissão Própria de Avaliação) realizada durante do ano letivo de 2021. Foi elaborado questionário com várias questões que nortearam e deram indícios de possíveis melhorias para a escola.
Professores e pais de alunos foram os seguimentos que mais responderam, perfazendo mais de 80% das respostas.
As questões que mais se destacaram sendo julgadas como razoáveis ou ruins foram:
- A participação dos pais no acompanhamento da aprendizagem;
- A dificuldade de uma escola com ensino fundamental I e II ser conduzida por um único coordenador pedagógico;
- Problemas relacionados a implementação de tecnologia informacional na unidade escolar;
- A dificuldade que os alunos tiveram em acompanhar as aulas remotas;
- A dificuldade que alguns pais têm de respeitar a diversidade e a peculiaridade de seus filhos.
Procedimentos e ações que serão tomadas para realizar o Plano de Ação.
- Para melhorar a participação dos pais no acompanhamento da aprendizagem serão feitas reuniões de pais com objetivo de conscientizá-los dessa importância. Haverá, também, reuniões específicas por classe, caso alguma necessite de maior atenção.
- A questão de dois coordenadores pedagógicos, sendo um por seguimento, não está na competência da gestão escolar, mas foi feito pedido e sugestões via SME (Secretaria Municipal da Educação).
- Quanto à dificuldade que os alunos tiveram de acompanhar a aulas remotas, no decorrer do ano letivo de 2022, vamos analisar se a dificuldade foi devido a impossibilidade de acesso à internet ou a não habilidade de lidar com meios computacionais/tecnológicos, se a segunda hipótese se confirmar, analisaremos a possibilidade de darmos treinamento aos alunos e aos pais para facilitar o acesso, isso ocorreria em projetos da unidade escolar.
- Em se falando da dificuldade dos pais em respeitar a diversidade e a peculiaridade de seus filhos, no ano de 2022 serão desencadeadas ações e projetos que visam a compreender a diversidade e a peculiaridade da pessoa humana. Essas ações já ocorrem na escola, elas serão intensificadas e aprimoradas para ressaltar a importância de ter, lidar e agir com total respeito com todo tipo de expressão de diversidade religiosa, sexual, política, cultural, racial etc. Os fundamentos dos Direito do Humanos serão trabalhados e nortearão várias ações na unidade escolar.
Histórico dos Planos de Ação desta unidade escolar.
Em 2017, por iniciativa desta escola, foi iniciada uma CPA (Comissão Permanente de Avaliação), a qual gerou resultados que foram usados para redirecionar alguns procedimentos e ações para melhoria do ambiente escolar.
Em 2018, através de ações da SME, foram estabelecidas normatizações que geram um questionário com dimensões propostas pela formação. Através da resposta deste questionário foi, pela primeira vez, elaborado um Plano de Ação sistematizado entre os meses de outubro e novembro de 2018, esse plano gerou o PPP do ano de 2019.
No ano de 2020, devido à Pandemia Covid-19, os procedimentos da CPA e, consequentemente a feitura de um novo Plano de Ação foram descontinuados, sendo assim, o PPP de 2019 foi nossa referência para 2020. Mas no segundo semestre de 2021, realizamos outra CPA que gerou um novo Plano de Ação, este não foi utilizado em um novo PPP, mas deu indicativos de como e onde devemos melhorar, o resultado deste Plano de Ação é este desta página.
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Para consultar o primeiro Plano de Ação feito conforme proposta sistematizada pela SME, entre os meses de outubro e novembro de 2018 Clique Aqui.
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